Consultas de Osteopatia Animal

Sofia Baracho - terapeuta funcional para cães

Preparação

Sempre que possível, as consultas e sessões de tratamento devem ocorrer num local calmo e confortável para o seu animal, onde não haja interrupções ou distracções frequentes (que podem comprometer algumas técnicas).

Pode (e deve) ter por perto algumas das “guloseimas” preferidas dele, mas evite grandes refeições imediatamente antes ou depois do tratamento.

O seu animal está a tomar alguma medicação? Avise o terapeuta: alguns fármacos podem mascarar sintomas ou até tornar o tratamento contraindicado.

Exame e diagnóstico

No início das sessões são recolhidas informações sobre o paciente, como a sua história e historial clínico, ambiente e relações. Numa fase mais avançada, verificamos as reacções ao tratamento anterior, para ter sempre em atenção todos os factores que podem influenciar ou manter o problema que está a ser tratado e adaptar o tratamento da forma mais indicada.

De seguida, é feito o exame clínico e osteopático do paciente: observa-se o animal de forma estática e dinâmica, seguindo-se a palpação e manipulação das várias estruturas do corpo, de forma a detectar a origem das queixas e sinais clínicos apresentados e identificar as estruturas que devem ser trabalhadas.

Tratamentos

Após a recolha de todas estas informações, é então realizado o tratamento, recorrendo-se a técnicas manuais aplicadas ao corpo, mas também trabalhando com o tutor no melhoramento e adaptação do ambiente em que vive o animal. Podem ainda ser prescritos pequenos exercícios para realizar entre consultas, que irão ajudar na recuperação e manutenção dos efeitos do tratamento a médio e longo prazo.

O corpo poderá precisar de algum tempo para se adaptar às mudanças decorrentes do tratamento; talvez note que o seu companheiro está mais calmo e sonolento nas horas (ou mesmo dias) seguintes, pelo que se deve evitar uma actividade física intensa nesse período.

Tem alguma dúvida ou questão? Contacte-nos.