O que é a Osteopatia Animal?
A osteopatia animal é uma forma de terapia manual integrativa para animais, não invasiva e sem efeitos secundários agressivos para o animal ou para o seu organismo.
Que problemas de saúde podem ser tratados com a osteopatia animal?
Apesar de associada mais frequentemente ao tratamento de problemas musculo-esqueléticos (ossos, músculos, ligamentos...), a osteopatia animal pode também ajudar em doenças que afectam o sistema neurológico ou os órgãos do paciente.
Por ter na sua base um vasto conhecimento de medicina funcional, anatomia e fisiologia, é cada vez mais reconhecida em vários países como uma terapia valiosa complementar à Medicina Veterinária, que recorre a técnicas manuais para o tratamento dos diferentes componentes do organismo.
O que é avaliado durante uma sessão de tratamento osteopático?
Com princípios como a importância da circulação e do correcto funcionamento dos mecanismos de auto-regulação do organismo, a osteopatia identifica o impacto de factores intrínsecos (alterações neurológicas, musculares ou viscerais) e extrínsecos (ambiente, dieta) na saúde do seu animal, para assim tentar identificar a causa principal dos sintomas.
Durante a consulta, o terapêuta não se irá focar só no local da dor ou do problema: irá ver e tratar o seu companheiro como um todo e adaptará as técnicas e planos de tratamento a cada caso, de modo a prestar-lhe o melhor cuidado de saúde e a encontrar soluções duradouras, não só de um ponto de vista curativo mas também para prevenir recidivas ou problemas futuros.
Para isso, será essencial o trabalho conjunto com os tutores, médicos veterinários, comportamentalistas e outros terapeutas e profissionais de saúde animal.